
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de alterações no desenvolvimento neurológico que afetam a comunicação e a interação social. Cada pessoa com autismo é única e apresenta diferentes características e habilidades.
Prevalência:
Estimativa: 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil.
Estudo recente: 1 em cada 44 crianças com autismos
Algumas das características das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA):
- Dificuldade de comunicação verbal e não verbal
- Dificuldade de interação social
- Comportamentos repetitivos
- Interesses restritos
- Sensibilidade sensorial
Dada a larga variação de características e os diferentes graus de necessidade de suporte, o autismo foi classificado como um espectro em 2013, pela American Psychiatric Association.
O processo de diagnóstico envolve avaliação clínica, observação de comportamentos e entrevistas com pais e professores. Embora não haja uma cura específica para o transtorno o TEA, intervenções precoces e terapias especializadas, como a terapia cognitivo-comportamental e a terapia ocupacional, podem ajudar a desenvolver habilidades sociais e emocionais.
O tratamento visa melhorar a qualidade de vida, promover a autonomia e minimizar os desafios sociais. Educação inclusiva, apoio psicológico e adaptações ambientais também são estratégias importantes. Uma compreensão empática e uma abordagem personalizada são cruciais para criar ambientes inclusivos e apoiar o desenvolvimento dessas pessoas.
Saiba mais acessando o link a baixo: https://www.canalautismo.com.br/diamundial/