
Empresas buscam cada vez mais oferecer aos seus colaboradores reconhecimento além do salário, investindo em benefícios que priorizem sua saúde e programas que valorizem seu bem-estar e de sua família.
Dentro das opções tem um nome que muitas vezes não é reconhecido inicialmente pelos funcionários: o Seguro de Vida, que, na verdade possui um valor significativo em diversos casos em que o colaborador mais precisa.
O Seguro de Vida pode ser obrigatório de acordo com as disposições estabelecidas em convenções coletivas, acordos sindicais ou legislação trabalhista específica. Vale certificar-se se sua empresa se enquadra em uma dessas opções.
Oferecer seguro de vida aos funcionários é uma prática que traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Aqui estão alguns dos principais motivos para oferecer o benefício:
Proteção financeira
Basicamente, o Seguro de Vida é uma proteção financeira fundamental para o colaborador e sua família. Quando ocorre um evento grave, como o falecimento do segurado, o pagamento do sinistro pode oferecer um suporte crucial, proporcionando estabilidade financeira em um momento de grande vulnerabilidade emocional a família do segurado.
Coberturas
É essencial que os colaboradores compreendam as diferentes coberturas disponíveis em um plano de Seguro de Vida oferecido pela empresa.
Embora muitas pessoas associem o seguro de vida principalmente ao falecimento, é importante destacar que ele oferece uma gama de coberturas que vão muito além disso.
O seguro de vida pode proporcionar proteção financeira em uma variedade de situações, incluindo acidentes, invalidez, doenças graves e outras circunstâncias imprevistas.
Valorização
O Seguro de Vida vai além de um simples benefício financeiro.
Se estende a proteção à família dos colaboradores, demonstrando a preocupação além do ambiente de trabalho e desempenha um papel fundamental na construção de uma cultura organizacional positiva sendo forte aliado nas ações de engajamento e retenção de talentos.
Segurança para a empresa
Anteriormente citamos sobre que em alguns casos o Seguro de Vida é uma obrigatoriedade definida na Convenção Trabalhista. Neste caso, oferecer o benefício é estar cumprindo com a legislação.
E, mesmo que não haja obrigatoriedade, a contratação do seguro garante a segurança da empresa evitando problemas com a Justiça e em casos de indenização, pois a companhia seguradora será responsável por esse papel.
Custo-benefício
O Seguro de Vida é um dos benefícios com o melhor custo-benefício oferecido ao funcionário. O valor por pessoa é muito acessível.
O primeiro passo é avaliar as necessidades dos colaboradores, depois entender as opções de cobertura e obter cotações de diferentes seguradoras: Hoje a maioria das empresas procuram uma corretora para realizar o estudo e cotações para garantirem as empresas as melhores condições.
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Escrito por: Renata Bettinazzi