
O câncer de colo de útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
O câncer de colo de útero é uma doença grave, mas pode ser prevenida com medidas simples. A principal delas é a realização do exame preventivo, chamado Papanicolau, que detecta alterações nas células do colo do útero antes que se tornem cancerígenas.
O que é o Março Lilás?
É um mês dedicado a falar sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero, o terceiro tumor mais comum em mulheres brasileiras. O câncer de colo do útero é causado principalmente pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) e pode ser prevenido de diversas formas entre elas, estão:
- Realizar o exame preventivo regularmente: A partir dos 25 anos, ou quando iniciar a vida sexual, é importante fazer o exame a cada três anos.
Atenção: Se você se enquadra nesse tópico aproveite para agendar o quanto antes uma consulta com o especialista pelo seu plano e assim realizar os exames preventivos.
- Vacinar-se contra o HPV: A vacina protege contra os tipos de HPV que causam a maioria dos casos de câncer de colo de útero. Ela está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos na rede pública de saúde.
- Usar preservativos: O preservativo protege contra o HPV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
- Manter hábitos saudáveis: Uma alimentação balanceada, a prática regular de atividade física e evitar o tabagismo contribuem para a saúde geral e podem ajudar na prevenção do câncer.