Outubro Rosa
29 Set 2023 às 16h18

Outubro Rosa

Por Fidati

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2022 o Brasil diagnosticará 66 mil novos casos da doença — 99% em mulheres e apenas 1% em homens. Os diagnósticos avançados representam 40% dos casos.

 

O Inca alerta que uma entre doze mulheres no Brasil terá câncer de mama e a maioria das mortes ainda se dá por falta de informação e tratamento correto.

 

Se for descoberto no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. Medo e desinformação são apontados pelo instituto como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da região mamária, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

 

Fatores de risco

 

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.

 

Confira 5 passos que podem te ajudar a detectar a doença precocemente:

 

1 – Invista no autoconhecimento

 

Conhecer bem o seu corpo é o pontapé inicial nessa jornada contra o câncer.

 

2 – Verifique o mamilo e a pele da mama

 

Outro sintoma muito comum é a pele retraída ou parecida com casca de laranja, além das alterações no bico do peito (mamilo).

 

3 – Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

 

A saída de secreções aquosas ou sanguinolentas (que contém sangue) pelo mamilo também é um sinal de alerta.

 

4 – Vermelhidão, inchaço, dor e outros nódulos

 

Observe se existe uma vermelhidão na região mamária. Além disso, observe se você sente nódulos nas axilas ou pescoço. Se houver inchaço ou dor local também é hora de buscar ajuda.

 

5 – Consulte um médico

 

Depois de identificar qualquer um dos sinais e sintomas citados anteriormente, chegou a hora de buscar a orientação de um profissional de saúde. Para isso, o médico é indicado para avaliar e investigar as mamas. E, se for o caso, indicar o melhor tratamento. Quanto mais cedo for descoberto o câncer de mama, maior as chances de cura.

 

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company