01/12  Dezembro Laranja - Mês de Prevenção ao Câncer da Pele
27 Nov 2023 às 10h52

01/12 Dezembro Laranja - Mês de Prevenção ao Câncer da Pele

Por Fidati

O mês de dezembro é marcado pelo início do verão, estação em que a população brasileira passa mais tempo exposta ao sol. Por isso, esse mês é dedicado à conscientização sobre o câncer de pele, doença que é o tipo de câncer mais comum no Brasil.

 

A campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tem como objetivo alertar a população sobre os riscos da exposição solar excessiva e sem proteção, além de promover informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

 

Causas do câncer de pele

A principal causa do câncer de pele é a exposição solar excessiva e sem proteção. Os raios ultravioleta (UV) do sol podem danificar as células da pele, levando ao desenvolvimento de tumores.

 

Além da exposição solar, outros fatores que podem aumentar o risco de câncer de pele incluem:

  • Pele clara;
  • Presença de pintas ou manchas na pele;
  • Idade avançada;
  • Histórico familiar de câncer de pele;
  • Exposição a radiação ultravioleta artificial, como em câmaras de bronzeamento;
  • Uso de medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele à luz solar.

 

Sintomas – Manchas na pele, pintas ou sinais que coçam, ardem, descamam ou sangram e feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

 

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o tratamento bem-sucedido da doença. Por isso, é importante realizar exames regulares de pele, com um dermatologista.

Ao identificar qualquer alteração na pele, como pintas ou manchas, é importante procurar um dermatologista o mais rápido possível.

 

Prevenção do câncer de pele

A melhor forma de prevenir o câncer de pele é evitar a exposição solar excessiva e sem proteção. Para isso, é importante seguir as seguintes dicas:

  • Evite se expor ao sol entre 10h e 16h, quando os raios UV são mais intensos;
  • Use protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior, reaplicando a cada duas horas, ou mais vezes se estiver nadando ou transpirando;
  • Use chapéu, boné e óculos de sol para proteger a cabeça, o rosto e os olhos;
  • Vista roupas com mangas compridas e calças compridas para proteger a pele;
  • Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
  • Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses

 

Conclusão

O câncer de pele é uma doença grave, mas que pode ser prevenida. Por isso, é importante estar atento aos riscos e seguir as dicas de prevenção.

 

O Dezembro Laranja é uma oportunidade para a população brasileira se conscientizar sobre a doença e adotar hábitos saudáveis para proteger a pele.

 

 

Fonte: https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/Dezembro-Laranja-e-mes-de-conscientizacao-do-cancer-de-pele

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company