04/01 Dia do hemofílico
21 Dez 2023 às 09h49

04/01 Dia do hemofílico

Por Fidati

A hemofilia é uma doença genética rara e crônica afetando cerca de 1 em cada 10.000 pessoas no mundo, caracterizada pela dificuldade do sangue em coagular adequadamente. Essa condição, muitas vezes hereditária, pode resultar em sangramentos prolongados e frequentes.

 

É importante que as pessoas com hemofilia tenham acesso aos tratamentos necessários. O Dia do Hemofílico é uma oportunidade para reconhecer a resiliência daqueles que enfrentam essa condição e para encorajar o apoio de amigos, familiares e da comunidade em geral para doar sangue pois os fatores de coagulação são obtidos de sangue doado.

 

As pessoas portadoras de hemofilia costumam apresentar, além das dificuldades de coagulação em ferimentos, sangramentos internos, principalmente nas articulações e músculos. Se não tratadas, as hemorragias podem causar deformidades nas articulações e deficiências físicas.  A doença não tem cura e os portadores dependem de transfusões de sangue. No Brasil, o tratamento das hemofilias é feito quase que exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Os sintomas da hemofilia podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do tipo e do grau da doença. Os sangramentos mais comuns são:

 

  • Hematomas: são sangramentos internos que causam inchaço e dor.
  • Hemartroses: são sangramentos nas articulações, que podem causar dor, rigidez e perda de mobilidade.
  • Hemorragias: são sangramentos externos, que podem ser graves e até fatais.

 

O tratamento da hemofilia visa prevenir e controlar os sangramentos. O principal tratamento é a infusão de fatores de coagulação. Os fatores de coagulação podem ser obtidos de sangue doado ou produzidos em laboratório.

 

Como ajudar? Apoie a iniciativa, compartilhe as informações e doe sangue. A seguir, conheça os Requisitos básicos para realizar a doação:

 

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial

 

Consulte aqui os principais impedimentos temporários e definitivos para realizar a doação de sangue: https://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html

 

Procure o hemocentro mais próximo da sua cidade e doe sangue regularmente!

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company