08/05 Dia Mundial do Câncer de Ovário
19 Abr 2023 às 20h55

08/05 Dia Mundial do Câncer de Ovário

Por Fidati

Os ovários são glândulas reprodutivas femininas, responsáveis por produzir importantes hormônios: estrógeno e progesterona, ambos relacionados à reprodução, mas que também regulam uma série de aspectos fundamentais para a boa manutenção da saúde feminina. Os tipos de câncer de ovário mais comuns são os que se originam nas células epiteliais, que são aquelas que revestem a superfície do órgão. Em uma pequena porcentagem de mulheres, o câncer de ovário acontece por mutações genéticas hereditárias, mas a maior parte deste tumor está associada a uma mutação genética adquirida. As causas ainda são incertas, e muitas análises são feitas para concluir a origem do câncer.

Fatores de risco:

- Idade: quanto mais a idade avança, maior é a chance de desenvolver tumores ovarianos.

- Número de filhos: mulheres que tiveram vários filhos têm menor risco de desenvolver a doença, enquanto aquelas que não têm nenhum têm o risco ampliado.

- Menarca precoce ou menopausa tardia: mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 12 anos ou aquelas que entraram na menopausa após os 52 anos também têm maior risco de desenvolver a doença.

- **Histórico familiar:**quando há incidência de cânceres de ovário, colorretal e de mama na família, a mulher deve ficar atenta.

- **Excesso de gordura corporal:**a obesidade também é um fator que amplia o risco do aparecimento de tumores nos ovários.

Os sintomas costumam aparecer tardiamente, ou seja, quando o câncer já está em estágio avançado, e ainda podem significar outras enfermidades. Portanto, é recomendado consultar um médico para o diagnóstico preciso e o início do tratamento o quanto antes.

Alguns dos sinais do tumor podem ser:

- dificuldade para se alimentar ou perda de apetite;

- sangramento vaginal anormal (principalmente após a menopausa);

- pressão, dor ou inchaço na região pélvica ou abdominal;

- sensação de inchaço na barriga;

- perda ou ganho de peso inesperado;

- náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia;

- cansaço constante.

 

5 coisas que todo mundo deveria saber sobre o câncer de ovário:

 

Papanicolau NÃO diagnostica câncer de ovário;
Normalmente, a doença é diagnosticada em estágio avançado;
Diagnosticar o tumor antes de sua disseminação, aumenta as chances de tratamento;
Conhecer os sintomas pode levar a diagnósticos mais precoces;

Os sintomas mais comuns são: inchaço abdominal persistente, dor pélvica ou abdominal, dificuldade para se alimentar, saciedade precoce mesmo ingerindo a mesma quantidade habitual dos alimentos e alterações urinárias.

Conscientizar-se dessas condições pode fazer toda a diferença para a sua vida e de muitas outras mulheres próximas a você.

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company