10/05 Dia Mundial do Lúpus
19 Abr 2023 às 21h05

10/05 Dia Mundial do Lúpus

Por Fidati

O Lúpus (Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro.

Doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico da pessoa ataca tecidos saudáveis do próprio corpo, por engano. As causas das doenças autoimunes ainda não são conhecidas. A teoria mais aceita é que fatores externos estejam envolvidos na ocorrência dessa condição, principalmente quando há predisposição genética e o uso de alguns medicamentos. A maioria das doenças autoimunes são crônicas, ou seja, não são transmissíveis.

Existem  tipos principais de lúpus sendo eles:

- Lúpus cutâneo: esse tipo de lúpus fica limitado à pele da pessoa. Pode ser identificado com o surgimento de lesões avermelhadas com tamanhos, formatos e colorações específicas na pele, especialmente no rosto, na nuca e/ou no coro cabeludo.

- Lúpus Sistêmico: esse tipo de lúpus é o mais comum e pode ser leve ou grave, conforme cada situação. Nessa forma da doença, a inflamação acontece em todo o organismo da pessoa, o que compromete vários órgãos ou sistemas, além da pele, como rins, coração, pulmões, sangue e articulações. Algumas pessoas que têm o lúpus cutâneo podem, eventualmente, evoluir para o lúpus sistêmico.

Alguns sintomas são:

- Lesões de pele; 

Dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos, joelhos e punhos;

- Perda de peso e queda acentuada do cabelo;

- Inflamação no rim;

- Alterações no sangue;

- Febre e Anemia;

A medicina e a ciência ainda não encontraram uma cura para Lúpus, no entanto o prognóstico, ou seja, o tratamento paliativo, quando aplicado de forma adequada, pode controlar e até fazer desaparecer os sintomas da doença O diagnóstico é feito através da análise médica dos sintomas clínicos que o paciente apresenta e da dosagem de anticorpos. Alterações no exame de urina também pode auxiliar no diagnóstico, e se necessário, uma biópsia do rim ou da pele.”

O tratamento adotado vai depender das manifestações clínicas apresentadas pelo paciente, mas normalmente é feito com corticoides, cloroquina e anti-inflamatórios.

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company