10/10 Dia Mundial da Saúde Mental
09 Out 2023 às 16h15

10/10 Dia Mundial da Saúde Mental

Por Fidati

Calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina. No entanto, grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

A saúde mental afeta a todos. Qualquer que seja a faixa etária, o nível de escolaridade, a etnia ou o nível de renda.

Isso porque existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito. Por exemplo:

Depressão; ansiedade; estresse; dependência de álcool e outras drogas; perturbações psicóticas, como a esquizofrenia.

Assim, alguns sinais de que a mente não está bem são:

Dores de cabeça; dores musculares; palpitações; problemas estomacais; nervosismo; enjoo; insônia; sensação de aperto no peito; falta de ar; cansaço; boca seca; tremores; problemas de memória; tonteira; falta de concentração; refluxo; impotência; azia;

desregulação do ciclo menstrual; aumento do apetite; manchas no corpo.

Conheça hábitos que vão ajudá-lo a manter em dia a saúde da sua mente!

Coloque-se em primeiro lugar

Quem tem autoestima baixa tende a sofrer mais devido ao sentimento de culpa e aos pensamentos negativos. Importante se colocar em primeiro lugar.

Isso significa se amar, confiar em si mesmo e priorizar as suas necessidades.

Tenha uma vida saudável

Adote uma alimentação rica e equilibrada, e faça exercícios físicos com frequência. Uma comida cheia de nutrientes e vitaminas permite que você se sinta melhor e que seu organismo funcione da forma adequada.

Adquira novas habilidades

Um cérebro saudável está em constante aprendizado. Mais do que isso, conseguir novas habilidades é uma forma de descobrir hobbies e atitudes que dão prazer.

Aceite-se como é

Todo mundo tem seus defeitos e qualidades.

Tenha um sono de qualidade

O sono interfere muito na qualidade de vida. Afinal, o organismo se recupera enquanto dorme e regula todos os hormônios e o que mais for necessário.

Outras dicas:

  1. Priorize o lazer

  2. Pratique atividades físicas

  3. Se cobre menos

  4. Esqueça as redes sociais

  5. Faça terapia

  6. Busque ajuda

Os motivos para ignorar os avisos da mente, e consequentes avisos do corpo, costumam ser a falta de conhecimento, vergonha de ter um transtorno mental ou de fazer terapia, medo da rejeição e das críticas alheias, receio da repressão da família ou atribuição do mal-estar mental a elementos externos.

Infelizmente a propagação de informações com base científica sobre a saúde mental ainda não atinge muitos países. Até mesmo no Brasil são encontrados grupos sociais que atribuem as mais variadas causas à depressão e à ansiedade, exceto a perturbação da saúde mental. Outro objetivo do dia é tornar essas informações mais acessíveis.

Fonte: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/dia-mundial-da-saude-mental-201c-fazer-da-saude-mental-e-do-bem-estar-para-todos-uma-prioridade-global201d https://www.defensoriapublica.pr.def.br/Noticia/10-de-outubro-Dia-Mundial-da-Saude-Mental-0

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company