31/12  Ano novo: Principais Riscos Durante as Festas de Final de Ano
18 Dez 2023 às 09h56

31/12 Ano novo: Principais Riscos Durante as Festas de Final de Ano

Por Fidati

A chegada do Ano Novo é um momento de celebração, alegria e renovação, onde amigos e familiares se reúnem para despedir-se do ano que se encerra e dar as boas-vindas ao que está por vir. No entanto, é importante aproveitar esses momentos festivos com conscientização, lembrando-se dos principais riscos que podem surgir durante as festas de final de ano e como evita-las.

 

Intoxicação alimentar: Sobretudo durante o final do ano, é bastante comum as famílias comerem fora de casa em lanchonetes, bares, restaurantes, quiosques etc. No entanto, alguns lugares, pela falta das mínimas condições de higiene quanto aos alimentos e à estrutura, acabam oferecendo graves riscos à saúde das pessoas. Por isso, é muito importante atentar-se para as condições gerais do estabelecimento quanto à higiene do local e preparação dos alimentos.

 

Afogamento: as festas de final de ano são um período em que muitas pessoas frequentam piscinas, rios e praias. É importante tomar cuidado para evitar afogamentos, principalmente se estiver bebendo. Não nade sozinho: se for nadar, procure um local seguro e não nade após consumir bebidas alcoólicas.

 

Direção Sob Efeito de Álcool: A combinação de festividades e álcool aumenta o risco de acidentes de trânsito. Conduzir sob o efeito de álcool é perigoso e pode ter consequências devastadoras. Opte por alternativas seguras, como táxis, transporte público ou caronas designadas, para garantir a segurança.

 

Fogos de artifício: Os fogos de artifício consistem no grande símbolo da virada do ano, iluminando os céus e fazendo a alegria de todos. No entanto, eles devem ser manuseados apenas por pessoas habilitadas para isso. s fogos de artifício podem causar queimaduras, ferimentos graves e até mesmo a morte.

 

Cuidados com o sol: Principalmente no litoral, é indispensável jamais esquecer de usar protetor solar com alto fator de proteção e manter o corpo hidratado. Além disso, recomenda-se evitar muita exposição ao sol, já que isso pode ocasionar queimaduras e até mesmo insolação.

 

Revisão do veículo: Apesar da correria típica deste período do ano, é fundamental fazer uma boa revisão do veículo, atentando-se para: Pneus, óleo do motor e do freio, freios, estepe, para-brisas, embreagem, acelerador, faróis e cinto de segurança. Para pegar a estrada com segurança é indispensável que o veículo esteja em excelentes condições de rodagem.

 

Celebrar o Ano Novo com conscientização é fundamental para garantir que as festas sejam memoráveis pelos motivos certos. Ao adotar práticas seguras e responsáveis, podemos desfrutar desses momentos especiais enquanto cuidamos de nossa segurança e daqueles ao nosso redor. Desejamos a todos um Ano Novo repleto de alegrias, realizações e, acima de tudo, saúde.

 

 

Fonte: https://www.ddsonline.com.br/genericos/seguranca-durante-a-epoca-de-fim-de-ano/

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company