Meningite é uma preocupação, se cuide!
11 Out 2022 às 16h39

Meningite é uma preocupação, se cuide!

Por Fidati

A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a infecção, complicações e mortes associadas à doença.

 

As meninges são membranas de tecido conjuntivo que envolvem o cérebro e a medula espinhal, com o objetivo de proteção. Quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e chegar às meninges, elas se inflamam e causam as meningites.

 

 

Como a Meningite  é transmitida?

 

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.

 

 

Como prevenir a meningite?

 

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

 

- Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.

- Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.

- Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

 

 

Tem tratamento?

 

A maioria dos casos evolui para a cura, mas é fundamental que os cuidados sejam iniciados o quanto antes, principalmente no caso da meningite bacteriana —que está por trás do atual surto na capital paulista. O risco de morte por meningite meningocócica é alto: de 10% a 20%, segundo a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), podendo chegar a 70% se houver infecção generalizada (meningococemia). No caso das meningites bacterianas, como a do tipo C, o tratamento é feito com antibióticos aplicados na veia. Nesse caso, é necessária a internação hospitalar. Quanto mais rápido o tratamento começar, menor a possibilidade do quadro evoluir mal.

 

 

Vacinação

 

Como parte do calendário vacinal de rotina, o imunizante contra a meningite meningocócica C deve ser aplicado em bebês de 3, 5 e 12 meses. Já o de meningite ACWY atualmente é aplicado na faixa etária de 11 a 14 anos de idade. A vacinação foi ampliada no dia 19 de setembro também para adolescentes de 13 a 14 anos até junho de 2023, conforme definições do

 

Programa Nacional de Imunizações. Apenas em situações excepcionais, como a do surto localizado que ocorre no momento nos distritos da Vila Formosa e Aricanduva, os imunizantes são indicados para adultos.

 

 

Fonte https://www.uol.com.br/vivabem | https://g1.globo.com/ | https://www.gov.br/saude

 

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company