O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
Sei que esse tema assusta um pouco e nem todo mundo quer falar sobre isso. Mas eu vim conversar com você e dizer que esse é um assunto normal. Jogue fora o seu preconceito, pois as doenças da mente, assim como as doenças cardíacas, renais ou endócrinas, são tratáveis.
Existem muitas doenças mentais e para cada uma existe um tratamento adequado, seja para depressão, transtornos ansiosos, alimentares, dependência química, dentre outras. Mas é importante ressaltar que há tratamentos eficazes.
Se você está incomodado (a) com seus pensamentos, sentimentos ou comportamento, é fundamental que você procure um psiquiatra para buscar informações. Com o tratamento adequado você pode melhorar muito a sua qualidade de vida.
Caso precise de apoio emocional, informações sobre prevenção do suicídio e cuidados com saúde mental, busque ajuda de profissionais ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo site ou pelo telefone 188. O atendimento é 24h, voluntário e gratuito para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail ou chat.
Além do CVV, você também pode contactar outras instituições de apoio ao cidadão, que poderão te orientar e apoiar de maneira adequada, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Centro de Referência Especializado Em Assistência Social (Creas), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), dentre outras.