No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação.
COMO A SUA DOAÇÃO DE SANGUE AJUDA OS PACIENTES QUE PRECISAM?
- Pacientes com câncer precisam de sangue;
- Pacientes com anemia falciforme precisam de sangue;
- Pacientes vítimas de acidentes e queimaduras precisam de sangue;
- Pacientes com doenças crônicas precisam de sangue;
A cada dois segundos, alguém no mundo precisa de sangue. Todos os dias, doadores de sangue ajudam pacientes de todas as idades: vítimas de acidentes e queimaduras, pacientes de cirurgia cardíaca e transplante de órgãos, e aqueles que lutam contra o câncer.
QUEM PODE DOAR SANGUE?
Segundo a OMS é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue. Veja abaixo algumas das principais dúvidas na hora de doar sangue:
Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O modelo estará disponível no hemocentro.
Não estar em jejum;
Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
Pesar mais de 50kg;
Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses;
Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias;
Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida); Em caso de parto normal, aguardar 3 meses, se cesariana, aguardar 6 meses; Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias; Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade; Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h. No caso das demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo, sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas;
Não ter doado sangue há menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres); Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV; Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação; Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas; Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem há menos de 12 meses; Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.
A data comemorativa foi instituída pelo Decreto nº 53.988/1964, considerando que a doação voluntária de sangue é ato em que se manifesta da forma mais significativa, o sentimento da solidariedade humana e que os doadores devem ser homenageados com gratidão. A doação contínua é de suma importância e pode sensibilizar novos doadores.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue/dia-nacional-do-doador-de-sangue | https://www.gaccrn.org.br/single-post/dia-mundial-do-doador-de-sangue-14-de-junho