Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria.
Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros.
A data tem o objetivo de alertar empregados e empregadores, para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promovam um ambiente seguro e saudável em todos os setores produtivos.
A conscientização dos profissionais e o esforço para aplicar medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores medidas de prevenção.
Sendo assim, aqui vão algumas dicas para evitar que você venha a sofrer um acidente de trabalho:
- Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
- Mantenha áreas de circulação desobstruídas;
- Informe ao superior imediato sobre a ocorrência de incidentes, para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes;
- Não improvise ferramentas. Solicite a compra de ferramentas adequadas à atividade;
- Cuidado com tapetes em áreas de circulação;
- Não fume em locais proibidos. Procure os locais destinados para tal;
- Ao sentar-se, verifique a firmeza e a posição das cadeiras;
- Não deixe objetos caídos no chão.