Asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica em que ocorre o estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões), dificultando a passagem do ar e provocando contrações. Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco, o que aumenta o problema respiratório.
Ela pode se apresentar de diversas formas, sendo mais comum a asma tipo lábil, na qual o paciente apresenta crises de falta de ar e, entre as crises, permanece sem sintomas respiratórios; a asma grave, com sinais diários e crises frequentes; e a asma de exercício, que ocorre após grandes esforços.
Os sintomas mais comuns da doença são falta de ar, chiado no peito, tosse e opressão torácica. Geralmente são desencadeados por alérgenos, como poeira, mofo, produtos químicos, alguns medicamentos, stress e uma série de fatores.
O tratamento da asma é um programa de parceria entre médico, paciente e familiares, com foco na orientação e identificação dos fatores desencadeantes e agravantes, especialmente no ambiente domiciliar. A maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação: (1) medicação chamada controladora ou de manutenção, para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma e, (2) medicação de alívio ou de resgate, para aliviar os sintomas quando houver piora da asma.
As medicações controladoras reduzem a inflamação dos brônquios diminuindo o risco de crises de asma e evitam a perda da capacidade respiratória futuramente. O uso correto da medicação controladora diminui muito ou até elimina a necessidade da medicação de alívio.
Há como controlar e até prevenir que as crises aconteçam com algumas medidas simples:
- Mantenha o ambiente limpo, principalmente o quarto onde você dorme;
- Evite tapetes, carpetes e cortinas;
- Beba muita água;
- Deixar a casa aberta durante o dia para que entre sol;
- Consultar um médico sempre que perceber alguma alteração no quadro clínico;
- Não fumar e não ficar próximo a pessoas que estão fumando.
Lembrando que, ir ao médico regularmente e dar continuidade aos tratamentos, sem interrupções, é essencial.