Síndrome de Burnout: como isso afeta as empresas?
09 Abr 2023 às 18h11

Síndrome de Burnout: como isso afeta as empresas?

Por Fidati

Sabe aquela sobrecarga de trabalho, exaustão, sensação de incapacidade profissional e o trabalho que você ou alguém da sua equipe tanto amava, passa a ser um incômodo? É possível que estes sejam sintomas da síndrome de burnout. 

 

Reconhecida pela OMS como doença ocupacional, o burnout é esse esgotamento físico e mental, devido às condições profissionais. 

O CEO da Zenklub, por meio do podcast Robert Half Talks, destaca que a condição não acontece da noite para o dia, mas evolui por meio de três estágios bem definidos: 

 

  • Estágio 1: sobrecarga, com um sentimento constante de cansaço, frustração e estresse; 

  • Estágio 2: evolui a partir do acúmulo dos sintomas acima, causando a mudança de comportamento e hábitos (como alteração no sono, no apetite e no aspecto emocional); 

  • Estágio 3: é a somatização dos quadros acima, gerando a exaustão física e mental. 

 

A validação pela OMS começou em 2022 e na prática, significa que a empresa passa a ter mais responsabilidade em relação ao bem-estar mental de seus funcionários.  

 

Portanto, criar iniciativas que gerem benefícios a equipe, é algo essencial no mundo corporativo, em que a saúde emocional dos colaboradores deixa o status de "luxo" para uma necessidade. 

 

Nenhuma empresa deseja perder talentos e impactar o time com uma capacidade reduzida de produção por problemas relacionados ao burnout. 

 

E com isso, contar com a Fidati que foca em soluções para benefícios, conforme as necessidades da equipe, se torna cada dia mais básico. 

 

E você, o que tem feito pela sua equipe?

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company