Maio Roxo (Doenças Inflamatórias Intestinais)
19 Abr 2023 às 20h38

Maio Roxo (Doenças Inflamatórias Intestinais)

Por Fidati

Estima-se que no mundo mais de 5 milhões de pessoas sofrem das doenças inflamatórias intestinais (DIIs). As DII compreendem principalmente a doença de Crohn e a colite ulcerativa. A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon (intestino grosso) e se caracteriza por inflamação da camada mais superficial, enquanto a Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

Entre os sintomas possíveis estão diarreia, dor abdominal, perda de peso não intencional, fadiga, febre, sangue nas fezes e apetite reduzido. As doenças são mais incidentes em adolescentes e adultos jovens (15 a 40 anos). As causas são desconhecidas, mas acredita-se que ela seja resultado de uma interação de fatores ambientais, genéticos e imunológicos. Não é uma doença transmitida por contato, ela ocorre por uma alteração no sistema de defesa, por isso é chamada de autoimune, pois o nosso corpo passa a combater ele próprio.

As DIIs não têm cura, mas o tratamento proporciona resposta e a remissão clínica, fazendo com que a pessoa consiga controlar o processo inflamatório e ajudando na prevenção do risco de câncer colorretal.

A dieta possui papel importante no tratamento das DII, principalmente nos períodos de fase aguda da doença. Bons hábitos alimentares podem prevenir o desenvolvimento da doença e manter a remissão em pacientes controlados. Praticar atividade física é indicado para todas as pessoas, independente de terem Doença Inflamatória Intestinal ou não. A atividade física melhora o seu bem-estar e ajuda a prevenir doenças, como Diabetes e Pressão Alta. Se você está em um período de remissão da doença e está se sentindo bem, pratique atividade física, isso vai ajudar ainda mais a melhorar o seu bem-estar. Nos períodos de crise,talvez você não sinta vontade de se exercitar, nesse caso é indicado controlar os sintomas e retornar às atividades quando se sentir melhor.

 

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company