Dia Nacional da Vacinação
17 Out 2023 às 11h34

Dia Nacional da Vacinação

Por Fidati

As vacinas são um marco na história da saúde humana e, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano. Para reforçar a importância das vacinas, o Brasil comemora, em 17 de outubro, o Dia Nacional da Vacinação, uma data para promover a importância da imunização no controle de epidemias

Descobertas há mais de 200 anos, após cientistas perceberem a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos - organismos que causam doenças em um hospedeiro, como vírus, bactérias e alguns fungos a- em estado inofensivo, as vacinas tiveram grande avanço no decorrer dos anos.

Uma das provas da eficácia do uso delas é a possibilidade de erradicar doenças, como no caso da varíola. O último registro da enfermidade no mundo é de 1977.

E por que é preciso seguir o esquema do calendário vacinal? Porque mesmo que esses vírus não circulem como antes, essas doenças ainda fazem vítimas em outros lugares do mundo. Com a globalização, as pessoas passam por vários continentes em uma única semana, se não estiverem vacinadas, elas podem trazer as doenças para o Brasil e transmitir para as pessoas que não estão imunizadas. "As vacinas são, portanto, agentes imunizadores que previnem doenças. Assim sendo, elas não devem ser usadas como uma forma de cura, sendo essa característica atribuída aos soros terapêuticos."

Assim sendo, o 17 de outubro busca conscientizar a todos sobre a importância das vacinas e de manter o calendário de vacinação atualizado. Manter as vacinas em dia é fundamental para diminuir a incidência de algumas doenças na população.

Vale lembrar que o Brasil já alcançou a erradicação da poliomielite e da varíola, e tivemos registro de queda acentuada nos casos e incidências das doenças imunopreveníveis, como as meningites por meningococo, difteria, tétano neonatal, entre outras. Por isso, a vacinação não se resume somente a evitar doenças, vacinas salvam vidas! **

Fonte: https://www.conass.org.br/17-de-outubro-dia-nacional-da-vacinacao/ https://bvsms.saude.gov.br/17-10-dia-nacional-da-vacinacao/#:~:text=As vacinas têm importância histórica,%2C rubéola%2C sarampo e tétano.

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company