A finalidade é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.
“Uma pessoa com deficiência física é aquela que possui alterações que comprometem a realização de determinada atividade física. Essas alterações podem existir desde o nascimento ou serem adquiridas durante a vida. Nesse último caso, a violência e acidentes são fatores bastante relacionados com o aumento do número de deficientes físicos a cada ano.”
Importância da inclusão e da acessibilidade
De uma maneira geral, pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção por parte dos governantes, principalmente no que diz respeito à acessibilidade e inclusão na sociedade. Segundo a ONU, pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola.
Também é importante destacar que a maioria dos deficientes não consegue entrar no mercado de trabalho principalmente porque alguns empregadores acreditam que essas pessoas não são capazes de realizar o trabalho com eficiência, além de acharem que a construção de um ambiente acessível é bastante cara. Sendo assim, está claro que é fundamental que se criem políticas que acolham melhor essa parcela da população.
É dever de todos buscarem por uma sociedade que as pessoas com algum tipo de deficiência sejam incluídas sem nenhum demérito ou preconceito por sua condição.
Muito ainda deve ser feito para garantir o acesso das pessoas com deficiência à oportunidades, acessibilidade e mobilidade. É necessário garantir políticas que assegurem os direitos dos deficientes físicos.
Fonte: www.gov.br/saude/ | www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver