Buscar relações gentis e um cuidado maior entre as pessoas: esse é o objetivo do Dia Mundial da Gentileza, celebrado neste sábado, 13 de novembro, e não faltam exemplos.
Boas ações devem ser feitas todos os dias, não é? No entanto, 13 de novembro, Dia Mundial da Gentileza, é o momento ideal para a realização de atividades especiais, que nos lembrem da importância dessas práticas no nosso dia a dia, inclusive no ambiente de trabalho.
Os relacionamentos são mais saudáveis quando a gentileza é praticada. Além disso, quando um ambiente comporta pessoas que realizam ações gentis entre elas, este local tende a ser mais harmônico e produtivo.
Pequenas atitudes podem fazer a diferença na relação entre os colaboradores da empresa, melhorando o clima corporativo e a convivência, o que consequentemente irá motivá-los. Veja alguns exemplos:
Elogiar o trabalho de alguém: Estamos cada vez mais acelerados e essa sensação, muitas vezes, nos faz esquecer de coisas simples como elogiar e reconhecer o esforço de alguém.
Ser empático: Compreender os colegas de trabalho é o primeiro passo para criar e manter uma relação saudável por isso, antes de qualquer julgamento, tente entender as situações, as mudanças de humor, faltas… Ter realmente um outro olhar diante dos momentos/falas negativas de alguém.
**Oferecer ajuda ou favores:**Muitas vezes, por mais sobrecarregado que um colaborador esteja, pedir ajuda pode parecer uma demonstração de “fraqueza”, diante disso ao notar alguma necessidade, que tal oferecer uma “mãozinha”? Ou até mesmo um café, uma água…Isso pode tornar o dia dessa pessoa muito melhor! Só tenha cuidado fique atento para não “abraçar” demandas que ultrapassem seus limites.
Aproveite o Dia Mundial da Gentileza para colocar algumas das ideias em prática e mantê-las frequentes sempre, para o bem-estar de todos. Ah, e não vamos esquecer do básico, hein:
- Olhe para a pessoa enquanto fala, não mexa no celular;
- Ouça – e preste atenção – ao que as pessoas têm a dizer;
- Agradeça por pequenos gestos;
- Ensine sempre mostrando em que o outro pode melhorar;
- Use as palavras mágicas com frequência: Com licença, por favor e obrigado.