A Hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser transmitida através do contato com o sangue pelo compartilhamento de materiais não esterilizados como alicates de manicure, agulhas para tatuagem, seringas para o uso de drogas, sexo desprotegido, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite, isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo.
Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.
Hepatites podem ser silenciosas, nem sempre apresentando sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Em relação a prevenção, o Ministério da Saúde afirma que para os tipos A e B a vacina é uma das formas de prevenir. Quem se vacina para o tipo B, também se imuniza para o tipo D. Para os demais vírus, não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico, para o controle da doença.