30/08 - Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla
28 Ago 2023 às 12h58

30/08 - Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Por Fidati

A esclerose múltipla é uma doença neurológica autoimune que compromete o sistema nervoso central. Por motivos genéticos ou ambientais o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (camada de gordura que envolve as células nervosas pelas quais passam os impulsos elétricos responsáveis pelo controle das funções do organismo. E as fibras nervosas na substância branca do cérebro e na medula espinhal), comprometendo a função do sistema nervoso (cérebro e medula) ao atingir diversas funções ligadas ao trânsito de informações dos neurônios para o resto do corpo. Quando esse caminho é prejudicado pelas lesões provocadas pela enfermidade, essas informações se espalham gerando diversos sintomas.

 

Sintomas:

 

– fadiga;

– distúrbios visuais;

– rigidez;

– fraqueza muscular;

– desequilíbrio;

– alterações sensoriais;

– dor;

– disfunção da bexiga e/ou do intestino;

– disfunção sexual;

– dificuldade para articular a fala;

– dificuldade para engolir;

– alterações emocionais;

– alterações cognitivas.

 

O diagnóstico é feito através da história clínica detalhada, associada ao exame clínico e neurológico completos e confirmados por três exames laboratoriais complementares: Ressonância Magnética, Punção Lombar e Potencial Evocado.

 

Embora ainda não exista cura para a EM, há tratamentos medicamentosos que buscam reduzir a atividade inflamatória e a ocorrência dos surtos ao longo dos anos. O tratamento com medicação tem como objetivo promover a melhoria dos sintomas, reduzir a frequência e a gravidade das recorrências e diminuir o número de internações.

 

Essa data tem como como objetivo dar maior visibilidade à doença, informar a população e alertar para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. A EM é a doença neurológica que mais afeta jovens adultos no mundo, sendo que a média de idade em que as pessoas são diagnosticadas é aos 30 anos. A enfermidade acomete mais mulheres, em uma proporção de duas mulheres para cada homem diagnosticado. No Brasil, estima-se que cerca de 35 mil pessoas convivam com a esclerose múltipla.

 

Pronto para revolucionar a Gestão de Saúde da sua empresa?

Quero fazer melhor com a Fidati

Fidati 2024 © Todos direitos reservados

Desenvolvido por Nume Company