É fato: a campanha Outubro Rosa aumenta as ações preventivas de combate ao câncer de mama. A informação está em artigo científico brasileiro publicado na conceituada Public Health in Practice, em setembro. De acordo com o estudo, o volume de busca por mamografia amplia em 39% no período da campanha e nos meses imediatamente seguintes.
De acordo com o Instituto Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da região mamária, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Confira 5 passos que podem te ajudar a detectar a doença precocemente:
1 – Invista no autoconhecimento
Conhecer bem o seu corpo é o pontapé inicial nessa jornada contra o câncer.
2 – Verifique o mamilo e a pele da mama
Outro sintoma muito comum é a pele retraída ou parecida com casca de laranja, além das alterações no bico do peito (mamilo).
3 – Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos
A saída de secreções aquosas ou sanguinolentas (que contém sangue) pelo mamilo também é um sinal de alerta.
4 – Vermelhidão, inchaço, dor e outros nódulos
Observe se existe uma vermelhidão na região mamária. Além disso, observe se você sente nódulos nas axilas ou pescoço. Se houver inchaço ou dor local também é hora de buscar ajuda.
5 – Consulte um médico
Depois de identificar qualquer um dos sinais e sintomas citados anteriormente, chegou a hora de buscar a orientação de um profissional de saúde. Para isso, o médico é indicado para avaliar e investigar as mamas. E, se for o caso, indicar o melhor tratamento. Quanto mais cedo for descoberto o câncer de mama, maior as chances de cura.
Câncer de mama em homens
Sim, eles também podem ter câncer de mama, já que têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena.
“A mama masculina é um órgão pequeno e o câncer de mama em homens é bem mais raro, mas acontece”, explica a Dra. Fabiana Makdissi, mastologista e líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do A.C.Camargo Cancer Center.
Enquanto o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres, apenas 1% do total de casos de câncer de mama é masculino.
Normalmente, ele aparece em homens mais velhos, acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário (neste caso, a idade de aparecimento pode ser em homens mais jovens).
Fonte: www.gov.br/saude/ | www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver